Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra com o médico Drauzio Varella encerra Encontro Institucional de Magistrados 2018



    O médico Drauzio Varella encerrou a programação do Encontro Institucional de Magistrados da Décima Região de 2018, na tarde desta sexta-feira (18). O especialista falou a magistrados e servidores sobre saúde e qualidade de vida, no intuito de despertar a conscientização para a necessidade e a importância de implementar novos e sustentáveis métodos que preservem a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

    A palestra lotou o auditório da Escola Judicial do TRT10 e foi transmitida por videoconferência para todas as demais unidades da Décima Região no Distrito Federal e no Tocantins. O médico agradeceu o convite e se disse honrado de falar para uma platéia de magistrados. Durante a apresentação, Drauzio Varella explicou quais são as variáveis de saúde envolvidas na garantia do bem-estar do ser humano.

    "Toda a tecnologia que chegou até nós foi para aumentar a nossa eficiência, o que significa trabalhar mais", pontuou o palestrante. De acordo com ele, em dez anos, a depressão será a principal causa de abstinência dos indivíduos. "Atualmente, o estresse é permanente nas pessoas, principalmente, nas mulheres, devido à jornada dupla. Além disso, algumas profissões, como a dos magistrados, são extremamente nocivas para o corpo, já que acabam contribuindo para que vocês fiquem muito tempo sentados", alertou Drauzio.

    Ao longo da apresentação, o médico deu dicas e exemplos para melhorar a qualidade de vida e superar o sedentarismo. O ideal, segundo ele, é que o indivíduo caminhe 40 minutos, pelo menos, cinco vezes por semana. A alimentação também tem papel importante para longevidade. Nos dias atuais, a obesidade é um problema recorrente e preocupante, na opinião de Drauzio Varella, já que acaba contribuindo para a epidemia de doenças como diabetes e hipertensão.

    Depois da palestra, magistrados e servidores puderam fazer perguntas ao especialista, que é cancerologista e um dos pioneiros no tratamento da AIDS, com diversos livros publicados, dentre eles, “Estação Carandiru”, de 1999, que recebeu o Prêmio Jabuti de livro do ano, em 2000, e deu origem ao filme de mesmo nome do diretor Hector Babenco, em 2003. Mais recentemente, em 2017, lançou o livro “Prisioneiras”, no qual relata sua experiência como médico voluntário na Penitenciária Feminina de São Paulo.

    Lançamento de Livro

    O último dia do Encontro também teve o lançamento do livro da editora LTr “Relações sustentáveis de trabalho - Diálogos entre o Direito e a Psicodinâmica do Trabalho”, de Carla Maria Santos Carneiro, Germano Campos e Lila de Fátima Carvalho Ramos. No intitulado "Momento do Autor", a diretora da Escola Judicial do TRT10, desembargadora Flávia Falcão, recebeu a advogada Carla Carneiro para comentar a publicação. "Esse livro faz um ponte entre o Direito e a psicodinâmica do trabalho", revelou a autora, que, na sequência, participou de uma sessão de autógrafos.

    Encerramento

    Coube à presidente do TRT10, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, o encerramento oficial do evento, que começou na quarta-feira (16). A magistrada agradeceu a participação de todos e o empenho e dedicação da equipe da Escola Judicial do TRT10, responsável pela organização do Encontro Institucional de Magistrados da Décima Região.

    (Bianca Nascimento)

    • Publicações4127
    • Seguidores630648
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-com-o-medico-drauzio-varella-encerra-encontro-institucional-de-magistrados-2018/579781912

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)