Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhador que fazia sinalização de vias públicas recebe indenização após atropelamento

    Um ex-empregado de empresa de sinalização de pistas vai receber indenização por danos morais e estéticos após ser atropelado durante o trabalho. A decisão é da Terceira Turma do TRT10ª Região.

    O ex-ajudante geral da Engework Comercio e Serviços Ltda vai receber cerca de R$26mil de indenização por acidente de trabalho sofrido durante sinalização de via pública de grande fluxo de veículos. Ele foi atropelado, e ficou com sequelas que o impedem parcialmente de trabalhar.

    No pedido de indenização, o trabalhador alegou que a empresa não forneceu qualquer treinamento de segurança para o exercício da atividade de sinalização de vias públicas, como por exemplo segurança no trânsito.

    A empresa se defendeu dizendo que o acidente decorreu de ato de terceiro ou ato fortuito, uma vez que o responsável pelo atropelamento foi um carro que passava na via durante o trabalho do ex-empregado.

    Para os desembargadores que analisaram o processo, as atividades do trabalhador eram de efetivo risco, o que atrai a aplicação do artigo 927, parágrafo único, do Código Civil. Segundo o artigo, haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por natureza, risco para os direitos de outrem.

    Não há dúvida quanto à existência do nexo causal entre a atividade desempenhada pela reclamada (empresa), acrescida de conduta omissiva e o dano real experimentado pela vítima, afirmou a relatora do processo, desembargadora Heloísa Pinto Marques.

    A decisão da Turma reforma sentença da 2ª Vara do Trabalho de Brasília que afastou a responsabilidade da empresa no acidente.

    O processo pode ser consultado na página inicial deste site, no campo numeração única, a partir do preenchimento dos seguintes campos: nº 1060, ano 2008, vara 002.

    (Repórter Rafaela Alvim - Coordenadoria de Comunicação Social)

    • Publicações4127
    • Seguidores630651
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações515
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-que-fazia-sinalizacao-de-vias-publicas-recebe-indenizacao-apos-atropelamento/2357893

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)