Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Rede de clínicas indenizará auxiliar de enfermagem portadora de doenças osteomusculares


A Clínica Médica Albert Einstein e a Clínica Santa Terezinha Ltda – Me foram condenadas, na 10ª Vara do Trabalho de Brasília, a pagar indenização por danos morais e materiais a uma auxiliar de enfermagem, que desenvolveu doenças osteomusculares devido à intensidade e à repetição dos movimentos realizados durante a execução de suas tarefas.

De acordo com a sentença do juiz Ricardo Machado Lourenço Filho, a trabalhadora receberá R$ 20 mil de indenização por danos morais e R$ 1 mil de pensão mensal vitalícia, a partir de novembro de 2012, incluindo os 13º salários. Conforme informações dos autos, a auxiliar de enfermagem executava serviços de estética em geral.

Segundo o magistrado, o laudo pericial concluiu que a atividade exercida pela auxiliar de enfermagem provavelmente contribuiu para o desenvolvimento de algumas doenças osteomusculares no membro superior, ou seja, num dos braços da trabalhadora. “Na hipótese dos autos, o dano está devidamente demonstrado”, declarou.

O juiz responsável pelo caso também observou que a perícia declarou a incapacidade da trabalhadora para a função de auxiliar de enfermagem. Além disso, as clínicas não conseguiram comprovar nos autos o cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho. “Não há prova alguma de nenhuma conduta tendente à adoção de medidas voltadas à ergonomia no local de trabalho”, pontuou o magistrado.

Com isso, a sentença reconheceu a culpa e a negligência das clínicas, que contribuíram para o desenvolvimento de doença ocupacional na trabalhadora. “A ocorrência de acidente do trabalho ou de doença profissional atinge os direitos da personalidade do trabalhador e fere seu patrimônio imaterial, gerando o direito à reparação”, concluiu o juiz.

(Bianca Nascimento)

Processo nº 0000064-88.2014.5.10.010

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Distrito Federal e Tocantins. Tel. (61) 3348-1321 – imprensa@trt10.jus.br.


Esta notícia já foi lida 1 vezes
Notícia publicada em 21/07/2015

  • Publicações4127
  • Seguidores630647
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações121
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rede-de-clinicas-indenizara-auxiliar-de-enfermagem-portadora-de-doencas-osteomusculares/210892194

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)