Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT10 nega acúmulo de adicional de incorporação com gratificação de função

    A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) negou recurso a um funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF) que pleiteava o pagamento de diferenças salariais do adicional de incorporação, sem prejuízo da manutenção da gratificação de função.

    Segundo os autos, o trabalhador exerceu funções comissionadas por mais de dez anos consecutivos, recebendo a gratificação correspondente. Ao ser dispensado sem justo motivo da função de Superintendente Nacional F3 , recebeu a incorporação das gratificações comissionadas, pela média, nos termos da norma empresarial RH 151019. Depois de ser designado para nova função de Gerente Operacional F3, a CEF passou a compensar o valor da nova gratificação de função com o valor do adicional de incorporação que vinha sendo pago a ele.

    A juíza Eliana Pedroso Vitelli, em exercício na 6ª Vara de Brasília, julgou improcedente o pedido do funcionário por considerar legal a norma interna que prevê a compensação do adicional de incorporação com a nova gratificação do cargo comissionado. Ao julgar recurso do trabalhador, a Segunda Turma seguiu voto do relator, desembargador Brasilino Ramos (foto), que manteve a decisão.

    De acordo com o magistrado, o adicional de incorporação que o funcionário recebe pela perda da gratificação de função exercida por mais de dez anos detém a mesma natureza das gratificações que passou a receber pelas nomeações em diversos cargos de confiança. Desse modo, o normativo interno da CEF que prevê a compensação não viola o direito adquirido, pois o patamar salarial do trabalhador foi preservado.

    Processo: 02161.2012.006.10.00.3

    R.P. - imprensa@trt10.jus.br

    • Publicações4127
    • Seguidores630647
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações152
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt10-nega-acumulo-de-adicional-de-incorporacao-com-gratificacao-de-funcao/100603613

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)