Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT-10 dá início aos trabalhos de análise de processos arquivados para posterior eliminação


    O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) assinou contrato para dar início à análise dos chamados autos findos - processos com trânsito em julgado, que estão arquivados e deixaram de tramitar – que já possam ser eliminados. A iniciativa é decorrente dos trabalhos da Comissão de Gestão Documental, presidida pela desembargadora Cilene Amaro Santos.

    Em razão de limitação orçamentária, na primeira fase do projeto devem ser analisados cerca de 30% do acervo passível de eliminação. No total o TRT-10 possui cerca de 262.000 processos nesta condição.

    A chefe da seção de Gestão Documental do TRT-10, Joana Angélica Correia da Silva, explicou que serão adotados os procedimentos previstos no Manual de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, segundo o qual “a eliminação de autos será precedida classificação dos assuntos tratados nos processos, confirmação da data de trânsito em julgado e da destinação final de cada um dos processos analisados. É pela classificação dos assuntos que podemos identificar se o prazo de guarda já foi cumprido. Após esta fase há a publicação de edital para possível solicitação de desentranhamento de documentos pelos interessados. Esta publicação deve ser feita por duas vezes, com intervalo de 60 dias entre uma e outra.” De acordo com Joana, somente após o decurso desse prazo é que a Administração Pública está autorizada a destruir processos.

    Os trabalhos devem começar ainda em fevereiro deste ano. A empresa contratada deve começar a trabalhar assim que forem finalizadas as providências operacionais para o desenvolvimento das atividades, tais como a finalização da liberação de espaço, a instalação de pontos de rede e alterações necessárias no sistema SAP-I. A previsão inicial é de que a primeira etapa do processo esteja concluída em até oito meses.

    (Mauro Burlamaqui)


    Esta notícia já foi lida vezes
    Notícia publicada em 04/02/2016

    • Publicações4127
    • Seguidores630642
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações152
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-10-da-inicio-aos-trabalhos-de-analise-de-processos-arquivados-para-posterior-eliminacao/303302971

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)