Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselheiro do CNJ homologa acordo na Justiça do Trabalho durante a Semana da Conciliação 2015


    O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Emmanoel Campelo de Souza Pereira, esteve nesta quarta-feira (25) no Centro Provisório de Conciliação montado no Foro Trabalhista de Brasília, para acompanhar as audiências programadas especialmente para a Semana Nacional da Conciliação 2015. Na ocasião, ele participou da homologação de um acordo no valor de R$ 140 mil, firmado entre um bancário e a Caixa Econômica Federal, em processo que discutia o cálculo para pagamento de horas extras.

    Durante a visita ao local em que se concentram as atividades do evento na Justiça do Trabalho do Distrito Federal, o conselheiro frisou a importância de uma estrutura adequada para receber partes e advogados não só durante a Semana da Conciliação. “Até hoje, 80% dos valores homologados em acordos, no evento, foram homologados aqui. Isso mostra que quando há uma estrutura bem adequada para se realizar essas conciliações, elas produzem resultados melhores. Por isso, é importante que os tribunais invistam para que essas estruturas se tornem cada vez mais permanentes”, pontuou.

    Para Emmanoel Campelo, mesmo que a Justiça do Trabalho já tenha a conciliação como parte do processo, é fundamental avançar sobre esse tema para transformá-lo em política pública. “Há um crescimento dos resultados positivos quando se investe em capacitação e estrutura adequada. Vemos aqui mesas redondas e um ambiente de informalidade. Tudo isso contribui para que as partes se sintam à vontade e fiquem mais tendentes a realizar um acordo. A Semana não é o momento de solucionar os problemas do Judiciário e sim de conscientizar os cidadãos sobre o sistema de Justiça”, ressaltou.

    Agilidade e transparência

    O bancário Cláudio Roberto Menezes de Araújo trabalha na Caixa Econômica Federal há mais de 34 anos. Nos últimos anos, o empregado teve suas horas extras calculadas de forma diferente do que prevê a Súmula 124 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ajuizado em 2013, seu processo trabalhista foi solucionado de forma pacífica, por meio de um acordo negociado com a ajuda de mediadores durante a Semana Nacional da Conciliação 2015. “Gostaria de parabenizar a Justiça do Trabalho pela iniciativa, agilidade e transparência no processo como um todo. Foi tranquilo e saio satisfeitíssimo”, comentou.

    Balanço parcial

    Apenas em seus dois primeiros dias, a Semana Nacional de Conciliação 2015, no âmbito da Justiça do Trabalho de Brasília, já possibilitou acordos entre as partes que totalizaram mais de R$ 4 milhões. Na segunda-feira (23), foram realizadas audiências com a participação do Banco de Brasília (BRB), do Citibank e do Santander, entre outros. Na terça (24), foi a vez da Caixa Econômica Federal, da Confederal, Delta Construções, entre outras empresa.

    A Semana Nacional – promovida anualmente pelo CNJ em parceria com os tribunais brasileiros – conta com a participação de juízes do Trabalho do Núcleo Permanente de Incentivo à Conciliação da Justiça do Trabalho da 10ª Região, o apoio de servidores da Secretaria de Cálculos Judiciais, de secretários de audiências, além de professores e alunos de direito de instituições de ensino do Distrito Federal.

    (Bianca Nascimento)

    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Distrito Federal e Tocantins. Tel. (61) 3348-1321 – imprensa@trt10.jus.br.


    Esta notícia já foi lida 5 vezes
    Notícia publicada em 27/11/2015

    • Publicações4127
    • Seguidores630643
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselheiro-do-cnj-homologa-acordo-na-justica-do-trabalho-durante-a-semana-da-conciliacao-2015/261263462

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)