Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Testemunha que mente em juízo pode pagar multa e ser presa

Falar a verdade ao ser testemunha em audiência trabalhista não é uma escolha, mas uma obrigação. Além de um ato de cidadania, ética, e de preservação da integridade pessoal e financeira. A testemunha que mente durante audiência pode pagar multa e ser condenada a reclusão de um a três anos.

O artigo 342 do Código Penal diz que a testemunha que fizer afirmação falsa, negar ou deixar de dizer a verdade comete crime. Infelizmente, um crime que poucas vezes tem sido punido como manda a lei.

Na Justiça do Trabalho, os magistrados se deparam constantemente com testemunhas que mentem durante depoimentos. Situação absurda na opinião do desembargador Ribamar Lima Júnior. "Várias vezes percebi que a testemunha faltou com a verdade. Nunca houve prisão durante a minhas audiências, quando ainda no primeiro grau, pois não havia prova da mentira", conta.

Ele explica que o próprio juiz pode dar voz de prisão à testemunha que for pega, em flagrante, mentindo durante depoimento. Quando isto ocorre, a segurança da instituição é chamada, e a pessoa encaminhada à Polícia Federal, uma vez que o crime cometido é contra um órgão federal. "A testemunha não comete crime contra a parte prejudicada no processo, e sim contra a própria Justiça, que fica impedida de uma prestação jurisdicional eficaz, uma vez que o magistrado é induzido ao erro, a partir do falso testemunho praticado", completa Lima Júnior.

Já quando a mentira é percebida durante a audiência, a pessoa que foi instruída a mentir é a maior prejudicada, pois no intuito de favorecer alguém acaba respondendo a processo penal, além de passar pela humilhação de ser presa em flagrante. Também a parte que levou a testemunha que mentiu sofre consequências, pois não tem o direito de substituí-la.

Segundo o desembargador, raramente as pessoas presas em flagrante respondem criminalmente, pois são soltas após pagamento de fiança e se retratam no processo, admitindo a mentira. Mas ele alerta que a mentira em juízo é crime e deve ser tratada como tal. "Obviamente que não se pode tratar da mesma forma quem pratica falso testemunho e quem comete um assassinato. Mas também não se pode ignorar o potencial ofensivo do falso testemunho", afirma.

A juíza titular da 20ª Vara do Trabalho de Brasília, Marli Nogueira, já passou por diversas situações nas quais precisou dar voz de prisão a testemunhas. Mas conta que ultimamente não houve flagrantes, pois durante as audiências informa constantemente que mentir em juízo é crime.

Indignada, também diz que são raros os casos em que as testemunhas respondem a processo criminal no Distrito Federal. "Uma vez que mentir durante testemunho é crime, a pessoa deve responder criminalmente. Se não é para processar, então vamos mudar as leis" , afirma.

Em um dos casos de prisão em flagrante, a testemunha de uma empresa afirmou à magistrada que o empregado não fazia horas extras, e que sabia do fato pois era o responsável pelas folhas de ponto. "Percebi na hora que era mentira, pois nos autos constavam as folhas de ponto, com vários registros de horas extras", lembra-se Marli.

Ela admite que nem sempre há como provar a mentira. Quando não há prova documental ou testemunhal que contradiga o fato narrado em juízo, Marli Nogueira diz que é preciso confiar na experiência do magistrado. Experiência não apenas profissional, mas também de vida.

(Rafaela Alvim)

  • Publicações4127
  • Seguidores630652
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45089
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/testemunha-que-mente-em-juizo-pode-pagar-multa-e-ser-presa/2193927

Informações relacionadas

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 6 anos

Testemunha Mentiu na Audiência: O que fazer?

Artigoshá 6 anos

Reforma Trabalhista: Falso Testemunho e Aplicação de Multa.

Henrique Gabriel Barroso, Advogado
Artigoshá 6 anos

É crime mentir em juízo? Quais são as suas consequências?

Daniel Maidl, Advogado
Artigoshá 7 anos

Detalhamento da Audiência de Instrução e Julgamento NCPC

Contestação - TRT01 - Ação Contrato por Prazo Determinado - Atsum - contra SS2 Restaurante EIRELI, Hamburgueria Extouro e Saad Holdings e Participacoes

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estou tentando processar 2 testemunhas da empresa [fundação bradesco]- PE . que mentiram nos processos trabalhistas que eu entrei contra a empresa, mas não consigo. Entrei com os dois processos no juizado civil que não foram aceitas porque o juiz e a juiza diz que não tem competencia. Pode isso???? continuar lendo

Em 2010 fui caluniada na audiência, quase todos mentiram contra mim , hj estou sendo humilhada por essas mentiras. Por um advogado que esta fazendo uso do mesmo. continuar lendo

Eu so quero ter o privilégio de mostrar a verdade .
Doa a quem cometeu as mentiras , so que niguem quer me ouvir. continuar lendo