Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Por falta de comprovação de culpa, Justiça do Trabalho nega responsabilização subsidiária da União

O trabalhador ajuizou reclamação trabalhista contra a Plantão Prestação de Serviços Administrativos Ltda. e contra a União, alegando ter mantido relação de emprego com a empresa para prestar serviços à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Diz que foi dispensado imotivadamente, mas não recebeu as verbas devidas. Com esses argumentos pediu a condenação das reclamadas ao pagamento das mencionadas verbas.

Em juízo, a empresa não negou as alegações do trabalhador. Diante do cenário fático-processual, o magistrado reconheceu a dispensa imotivada e condenou a Plantão ao pagamento de saldo de salário, aviso prévio indenizado, multa de 40% sobre depósitos do FGTS, décimo terceiro proporcional, além das multas previstas nos artigos 477 e 467 da Consolidação das Leis do Trabalho. A empresa deverá, ainda, pagar os depósitos do FGTS não realizados e fazer as anotações na Carteira de Trabalho.

União

Quanto ao pedido de condenação subsidiária da União, o Ente Público negou a existência de responsabilidade. Nesse ponto, o juiz lembrou que, a teor do que prevê a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho, caberia ao reclamante a demonstração de comportamento culposo do Ente Público, o que não foi feito pelo trabalhador nos autos. Com esse argumento, o magistrado negou o pedido de responsabilização da União.

(Mauro Burlamaqui)

Processo nº 0000424-50.2014.5.10.001

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região Distrito Federal e Tocantins. Tel. (61) 3348-1321 imprensa@trt10.jus.br

  • Publicações4127
  • Seguidores630648
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-falta-de-comprovacao-de-culpa-justica-do-trabalho-nega-responsabilizacao-subsidiaria-da-uniao/151222271

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)