Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Ladrilheiro que teve ferramentas pessoais retidas após dispensa vai receber indenização

O autor da reclamação afirma nos autos que foi contratado em maio de 2013 pela MRA para prestar serviços para a SVC Construções S/A e dispensado sem justa causa em agosto de 2013. Na inicial, entre outros direitos trabalhistas pleiteados, ele pediu indenização por danos morais e materiais com base no fato de que a empresa recusou-se a devolver seus instrumentos pessoais de trabalho quando da rescisão contratual.

Ao analisar o pedido de indenização por danos morais, o juiz frisou que o conjunto da prova remete à conclusão de que, de fato, a empresa reteve em seu poder as ferramentas pessoais do trabalhador, não as entregando ao autor, como devido. Com esse argumento, e por não haver informação de que a empregadora ainda disponha das ferramentas, o juiz condenou a MRA e subsidiariamente a SVC ao pagamento de R$ 1.010, a título de danos materiais.

Esse fato, segundo o magistrado, casou também dano moral ao ladrilheiro. São verossímeis os transtornos e agruras em face das dificuldades financeiras enfrentadas pelo reclamante após a dispensa, sem estar de posse das suas ferramentas de trabalho, necessárias a suas lides diárias na função de ladrilheiro. Por considerar que a empresa causou dano moral, o magistrado condenou a MRA e subsidiariamente a SVC, fixando o valor da indenização em R$ 1,5 mil.

Mauro Burlamaqui

Processo nº 0000044-85.2014.5.10.014

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região Distrito Federal e Tocantins. Tel. (61) 3348-1321 imprensa@trt10.jus.br

  • Publicações4127
  • Seguidores630647
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações249
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ladrilheiro-que-teve-ferramentas-pessoais-retidas-apos-dispensa-vai-receber-indenizacao/137416888

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Amazonas
Notíciashá 12 anos

Relação comercial entre ótica e médico gera indenização à paciente

Âmbito Jurídico
Notíciashá 10 anos

Ladrilheiro que teve ferramentas pessoais retidas após dispensa vai receber indenização

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança por Serviços Prestados e não Adimplidos - Procedimento Comum Cível

Fernanda Rezende, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de Sustação de Protesto c/c Antecipação de Tutela e Indenização por Danos Morais

Retenção de equipamento de trabalho é legal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)