Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Empresa sucedida deve reintegrar grávida não contratada por empresa sucessora

A Fortaleza Serviços Empresariais Ltda. Epp foi condenada a reintegrar uma copeira dispensada quando estava no terceiro mês de gestação. A trabalhadora exercia suas atividades na Fundação Universidade de Brasília (Fub) e, conforme informações dos autos, não foi aproveitada pela empresa sucessora da prestação de serviços.

Para a juíza Débora Heringer Megiorin, atuando na 22ª Vara do Trabalho de Brasília, a empregada detém direito à estabilidade provisória de gestante, mesmo que não tenha sido contratada pela empresa sucessora sem justificativa. Nesse caso, "a responsabilidade recai, sim, sobre a empresa sucedida, que é a real empregadora", apontou.

O intuito da norma constitucional que trata do tema, segundo a magistrada, é assegurar o emprego à gestante. "Como bem se vê, o objeto social é proteger a gestante contra a dispensa obstativa ao exercício das prerrogativas inerentes à maternidade, assim como resguardar a atenção devida ao nascituro", observou a juíza do trabalho.

De acordo com a sentença, a Fortaleza Serviços Empresariais deverá reintegrar a copeira, no prazo de 48 horas após o trânsito em julgado da decisão, com o pagamento dos salários desde a data da dispensa até a data do retorno ao trabalho, garantindo-se a relação contratual, no mínimo, até o período de cinco meses após o parto.

Em caso de ocorrer o trânsito em julgado após o decurso do período de estabilidade da gestante, a reintegração deverá ser convertida, automaticamente, em indenização correspondente à soma dos salários devidos do período, acrescido do aviso prévio, férias mais um terço, 13º salários e FGTS mais 40%, além do seguro-desemprego.

Processo nº 0000182-28.2014.5.10.022

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Núcleo de Comunicação Social - Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região Distrito Federal e Tocantins. Tel. (61) 3348-1321 imprensa@trt10.jus.br

  • Publicações4127
  • Seguidores630649
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações464
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-sucedida-deve-reintegrar-gravida-nao-contratada-por-empresa-sucessora/130416702

Informações relacionadas

Roberto Farias, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista

Enolí Nara Pinho Advogada, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de petição de habilitação em processo de alimentos sigiloso

Geovani Santos, Advogado
Notíciashá 8 anos

Quais os documentos necessários para abrir uma Reclamação Trabalhista?

Grávida beneficiada por cláusula de incentivo à continuidade, em contrato terceirizado, não faz jus à estabilidade gestacional da empresa sucedida

Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região TRT-10 - ACÓRDÃO 2ª TURMA/2021 RECURSO ORDINÁRIO TRABALHISTA: RO XXXXX-32.2020.5.10.0018 DF

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)