Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vigilantes não têm direito ao adicional de periculosidade por falta de regulamentação normativa

    O juiz Denilson Bandeira Coêlho, titular da 4ª Vara de Brasília/DF, julgou improcedentes os pedidos contidos na ação trabalhista movida pelo Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SAEP-DF) contra a Universidade Católica de Brasília (UCB), na qual a entidade de classe requereu o pagamento de adicional de periculosidade de 30% a todos vigilantes integrantes dos quadros funcionais da UCB, com base no artigo 193, inciso II, da CLT, com redação dada pela Lei nº 12.740, de 8/12/2012.

    O magistrado fundamentou que o artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que todas as atividades e operações perigosas, incluindo as de profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, devem ser regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o que ainda não ocorreu até o presente momento. O tema está em fase de consulta pública perante o Ministério do Trabalho e Emprego (Portaria nº 367/2013), para cumprimento do determinado no artigo 196 da CLT, que neste caso, continua em vigor.

    Com este entendimento e citando precedente jurisprudencial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, restou indeferido o pedido do adicional de periculosidade.

    Processo: 0000932-21.2013.5.10.0004

    R.P. - imprensa@trt10.jus.br

    • Publicações4127
    • Seguidores630646
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vigilantes-nao-tem-direito-ao-adicional-de-periculosidade-por-falta-de-regulamentacao-normativa/100601715

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)